Seguidores

domingo, 2 de agosto de 2009

- "We are proud" (nós temos orgulho) -


Por Chiquinho

Olá, vejam que mara, parada gay em AMSTERDÃ...

O sábado na cidade holandesa de Amsterdã foi marcado pelo desfile de 2009 da já tradicional Parada do Orgulho Gay e cinco casamentos realizados durante o evento. Mundialmente conhecida por sua política sexual liberal, a capital recebeu cerca de 560 mil pessoas, segundo os organizadores, para o encontro que teve início no dia 26/7 e termina neste domingo.

A cidade que se declara "capital gay" promove uma das maiores celebrações do orgulho homossexual, cujo principal atrativo é um desfile pelos canais da cidade nos rios Prinsengracht e Amstel.

Sob o título "We are proud" (nós temos orgulho), cerca de 80 barcos desfilaram "com muitas cores e música, e confraternização geral do público presente", conta a escritora e fotógrafa Neide de Faria Magana. Segundo ela, diversos artistas, políticos e simpatizantes também prestigiaram o evento.

Como parte das celebrações de 2009, o prefeito de Amsterdã, Job Cohen, celebrou legalmente cinco casamentos homossexuais, todos de casais compostos por um cidadão holandês e um americano, em uma das embarcações. A iniciativa, batizada de "I do" ("eu aceito"), também comemora 400 anos de amizade entre Amsterdã e a Nova York. A Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento gay, em abril de 2001

Nenhum comentário: